-10%

Sobre a Religião

E a sua relação com a razão, a liberdade e a violência

15,00 -10% 13,50

Há cerca de 30 anos, quando se queria ser levado a sério, falava-se de política; falar sobre religião, em contrapartida, era uma boa forma de fazer rir. Hoje em dia, a situação inverteu-se: a religião fascina, inquieta, e instalou-se o medo em relação a algumas formas que ela assume, e inclusive à violência que, segundo se pensa, é fomentada por essas formas de religião.

Importa, porém, ver as coisas de uma forma mais clara. Dando seguimento ao trabalho de investigação que tem vindo a empreender há mais de uma década, Rémi Brague interroga-se neste livro sobre a própria legitimidade do termo «religião», e depois sobre o conteúdo das religiões, sobretudo das três ditas monoteístas.

O que nos diz a religião acerca de Deus, e do Homem enquanto ser dotado de razão? E o que nos diz acerca de outros domínios da atividade humana, como o direito ou a política? Em que é que ela garante, ou ameaça, a liberdade moral, ou mesmo a integridade física, dos indivíduos?

Este é um ensaio salutar que nos leva a considerar estas e outras questões da maior relevância neste domínio pondo de parte preconceitos e elevando a nossa reflexão.

Rémi Brague é professor emérito de Filosofia na Sorbonne e na Universidade Ludwig-Maximilian de Munique. Escreveu uma vintena de ensaios, entre os quais Du Dieu des Chrétiens et d’Un ou Deux Autres (2009) e Modérément Moderne (2016).

Author: Rémi Brague

ISBN: 9789898809667

Coleção: Fundação Ajunção do Bem

Data: Maio 2019

Páginas: 192

Formato: 145 X 230mm

Peso: 290 g

Acabamento: Brochado com badanas


Indíce
Descarregar REF: 104010204 Categoria: Etiquetas: , Product ID: 6830