10%

O Debate sobre São Paulo

Questões essenciais para compreender o Apóstolo

Autor:

9,00 

O Debate sobre São Paulo é uma obra essencial para quem quer que deseje conhecer o pensamento de um dos teólogos mais produtivos e mais interessantes das últimas décadas.

  1. T. Wright, bispo anglicano jubilado, é professor universitário e um destacado estudioso e autor cuja obra versa essencialmente sobre o Novo Testamento e o cristianismo primitivo. Tem argumentado consistentemente que o Cristianismo constitui um novo desenvolvimento semelhante a uma explosão no curso da história. Na sua emblemática obra anterior Paul and the Faithfulness of God, Wright apresenta um estudo abrangente sobre o Apóstolo dos Gentios que foi alvo de críticas de outros estudiosos da matéria. Os cinco capítulos de O Debate sobre São Paulo pretendem responder precisamente aos cinco aspetos mais questionados do pensamento que Wright expôs nessa sua grande obra sobre o apóstolo.

 

O primeiro capítulo aborda a questão da coerência teológica de São Paulo, particularmente a forma como o seu contexto judaico e a história de Israel que ele herdou interagiram com aquilo em que ele viria a acreditar acerca de Jesus, ou seja uma história cristológica. O segundo capítulo trata do debate sobre os antecedentes, origens e implicações da cristologia de São Paulo. No terceiro capítulo ganham especial destaque as questões da Aliança e do cosmos, as questões narrativas e apocalíticas. O quarto capítulo centra-se na questão de saber se a justificação pertence à soteriologia ou à eclesiologia paulina, ou eventualmente a ambas. Por fim, o último capítulo lança o debate sobre o método, tanto de São Paulo como nosso, ao mesmo tempo que apresenta a problemática da descoberta e da apresentação, mais uma vez tanto de São Paulo como nossas.

Veja também
O Debate sobre São Paulo foi adicionado aos Favoritos

Ver a minha lista de Favoritos

Partilhar :
Coleção:

Veja Também

Seleccione um ponto de entrega