10%

Cristo, a Igreja e o Mundo

Catequeses do Areópago

Autor:

10,80 

(para celebrar os 100 anos do nascimento de João Paulo II)

«Para que Deus possa ser conhecido pelo homem na verdade, deve Ele próprio deixar-Se conhecer pela razão humana. A mente humana é capaz não só de procurar a verdade sobre Deus através do mundo criado, mas também de “escutar a voz de Deus” para além da voz das criaturas.»

O habitualmente designado «Discurso no Areópago» corresponde à passagem dos Atos dos Apóstolos (At 17,16-34) em que São Paulo proclama a verdade sobre Cristo, a sua Ressurreição dos mortos e a sua Ascensão ao Céu.

O então arcebispo de Cracóvia Karol Wojtyla, futuro Papa João Paulo II, pegou nesse discurso histórico de São Paulo e fez dele o ponto de partida de um ciclo de 13 catequeses. Não sabemos a quem se dirigiam estas catequeses, se e quando foram pronunciadas, nem sequer se alguma vez foram tornadas públicas. O facto é que se conservaram sob a forma de um manuscrito constituído por 39 folhas escritas de ambos os lados a tinta negra, com emendas. É a totalidade desse texto traduzido do original polaco que a Lucerna disponibiliza agora aos seus leitores, na esperança de que, como diz o cardeal Stanislaw Dziwisz, «estas meditações possam chegar a um vasto leque de leitores e ajudem muitos a aproximar-se do mistério de Deus que São Paulo pregou na Grécia e que João Paulo II – seguindo os seus passos – levou a quase todas as partes do mundo»

Veja também
Cristo, a Igreja e o Mundo foi adicionado aos Favoritos

Ver a minha lista de Favoritos

Partilhar :
Categoria: |

Veja Também

Seleccione um ponto de entrega