Henri Caffarel

Henri Caffarel

Henri Caffarel nasceu a 30 de Julho de 1903, em Lyon. Foi baptizado a 2 de Agosto de 1903 e ordenado padre a 19 de Abril de 1930, em Paris. Faleceu a 18 de Setembro de 1996 em Troussures, na diocese de Beauvais, onde está sepultado.

“Vem e segue-Me!” Esta palavra do Senhor, está inscrita na sua sepultura porque em Março de 1923, um acontecimento iria nortear toda sua vida: “Aos 20 anos, Jesus Cristo, num instante, tornou-se Alguém para mim. Oh! Nada de espectacular. Neste longínquo dia de Março, eu soube que era amado e que amava, e que a partir daquele momento a relação entre nós seria para toda a vida. Tudo está lançado”.

O jovem Henri Caffarel encontrou “Alguém”. Assim tudo que ele vai criar e organizar se fará pouco a pouco, como o Senhor o mostrará. O Cardeal Jean-Marie Lustiger fala do Padre Henri Caffarel como “de um profeta do século XX”.

Henri Caffarel é tocado pelo amor do Senhor. O ministério do Padre Henri Caffarel será ao serviço do amor, “ser amado, amar”. O amor do Senhor é para ele, fonte de dinamismo e de vida. Entra imediatamente em harmonia com os casais desejosos de desabrochar o seu amor, à luz do Senhor…

Qualquer que seja a obra a empreender, o Padre Caffarel tem um só objectivo: colocar cada um diante do Senhor, a origem de toda vocação.

Henri Caffarel conclui: “Tudo está lançado”. Eis aí uma conclusão bem à sua maneira. “Não há nada a discutir, nós obedecemos, nós trabalhamos, não ficamos presunçosos com os serviços realizados, e, quando terminar, nós partimos…”

É o rigor, exigência, precisão nos detalhes, vontade de ir até o objectivo, olhar concreto sobre os acontecimentos e os outros, capacidade de se despojar de tudo aquilo que não está no sentido do que ele “vê”.